Dra. Fabiana Nogueira
07/11/2014 15h04 - Atualizado em 07/11/2014 15h41

CONTROLE JÁ SEU COLESTEROL!

CONTROLE JÁ SEU COLESTEROL!

O colesterol em nível normal faz parte de um corpo saudável, mas em excesso no seu sangue pode ser um problema, já que está associado a doenças coronarianas e derrame.

Por ser crescente o número de pessoas com colesterol alto e por se tratar de um problema de saúde assintomático, recomenda-se fazer o exame de sangue para dosagem do nível de colesterol. 

Caso o exame apresente alteração, fique atento às mudanças abaixo: 

  • Reduza o consumo de carboidratos refinados, substituindo pelos integrais, como por exemplo, substituir o arroz e pão branco pelas opções integrais.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, pois são ricos em fibras;
  • Diminua o consumo de frituras, alimentos industrializados e fast food, pois são ricos em gorduras saturadas e trans;
  • Consuma alimentos ricos em ômega 3, como peixe e linhaça. Os peixes devem estar na alimentação, pelo menos 2 vezes na semana. Já a linhaça pode ser incluída diariamente na alimentação;
  • Faça ingestão de alho, pois possui substâncias que agem no fígado, auxiliando na redução do colesterol;
  • Utilize azeite de oliva para tempero de saladas: Rico em ômega 9 e polifenóis, também é um excelente alimento.
  • Não esqueça de incluir uva no seu cardápio, mais precisamente o vinho tinto ou suco integral da uva. Possuem potentes antioxidantes, que auxiliam na proteção contra oxidação do colesterol livre no sangue.
  • Inclua farelo de aveia e soja em sua alimentação, pois ambos estão associados a diminuição do nível de colesterol.

Estes cuidados com sua alimentação associados a pratica de atividade física, é uma forma muito eficaz para controle e prevenção de colesterol alto no organismo, portanto, mude já seu estilo de vida.

Dra. Fabiana Nogueira

Graduada em Nutriçao e Metabolismo, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).  

Experiencia em Nutrição Clínica Personalizada e Personal Diet. Experiencia em Unidades de Alimentacão e Nutrição. Experiência em Nutrição Hospitalar (HCFMRP-USP). Experiência em Nutrição Preventiva (Instituição Privada ).

"Dietas da moda ou muito restritiva não são as melhores opções para obter um corpo bonito e saudável, acredito que o mais efetivo é  apreender a comer de forma equilibrada e saudável"

 

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

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