06/05/2015 12h00

ARQUITETURA MINIMALISTA E FUNCIONAL NO INTERIOR DO PARANÁ

ARQUITETURA MINIMALISTA E FUNCIONAL NO INTERIOR DO PARANÁ

O arquiteto Guilherme Torres projetou uma casa para um casal com três filhas adolescentes em Maringá, no sul do estado do Paraná.

Um hall de entrada alinhado com tábuas de madeira marrom-avermelhada perfura a fachada de concreto.

O edifício de concreto e madeira é organizado em três blocos em forma de U em torno de uma piscina. Áreas sociais, incluindo um home theater foram definidos ao nível do solo, enquanto quatro quartos ocupam o andar superior.

"O lobby foi projetado em uma grande caixa de madeira, como um palco de teatro", explica o arquiteto.

Este corredor, revestido em cumaru, um tipo de madeira nativa - leva diretamente para uma sala de estar com piso em mármore e sofás de couro grosso, decorados com botões que criam um efeito acolchoado. (capitonê)

Esta área constitui um ramo da sala de estar em forma de U. Duas outras seções fornecem espaço para o home theater, uma cozinha e uma suíte de hóspedes, todos organizados em torno da borda de uma ampla piscina e um deck. Nas lacunas da parede de pedra foram plantadas plantas tropicais formando um exótico jardim vertical.

No segundo andar acima da cozinha contém uma pequena sala e três suítes e uma suíte master, todas voltadas para o pátio.

Enquanto os volumes do piso térreo são feitos de concreto aparente, esse nível foi todo revestido com cerâmica clara e um corredor de ligação, revestido em madeira cumaru e uma longa clarabóia foi projetada acima para aproveitar a luz natural.

A fachada de frente para a rua é totalmente fechada, oferecendo privacidade para os quartos, enquanto o lado interno, voltado para o pátio possui uma varanda/sacada.

Nos quartos, persianas de madeira posicionadas na frente das janelas do quarto criam um brise soleil que protege o interior do calor e da claridade.

Esse tipo de arquitetura contempla o minimalismo das formas e prioriza a funcionalidade do espaço.

André Peixoto

"A sensação de bem estar e bem morar está diretamente ligada na harmonia entre a arquitetura e tudo que está relacionado a ela".

André Peixoto Designer - Formado em design de interiores pela Escola Bauhaus, graduado e especialista em História pela Barão de Mauá. Trabalha há 10 anos em projetos de iluminação decorativa e se identifica com toda relação existente entre arquitetura, design, decoração e arte.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTE TEXTO Facebook Twitter