20/05/2015 12h00 - Atualizado em 20/05/2015 12h20

VILA LLANO EXIT STRATEGY REÚNE AMIGOS PARA SEMPRE

VILA LLANO EXIT STRATEGY REÚNE AMIGOS PARA SEMPRE

Fazer faculdade em outra cidade, mudança de emprego dos pais, casamento, intercâmbios culturais acabam de certa forma nos distanciando dos amigos que às vezes pensamos que estará por perto a vida toda.

Há quase uma década, as redes sociais acabaram reaproximando, ao menos virtualmente, amigos que não se viam há tempos, talvez separados por algum motivo citado acima ou qualquer outro forçado pelo destino, porém isso não é suficiente para algumas pessoas e o contato diário se torna uma necessidade primordial.

Nos Estados Unidos, um grupo de amigos “maduros” se uniu para resolver esse problema de uma vez. Eles idealizaram uma vila onde pudessem morar juntos até que a morte os separasse chamada Llano Exit Strategy de frente para o rio Llano, no árido estado do Texas. Um deles, Matt Garcia que é arquiteto, projetou uma casa onde tudo pudesse ser prático, funcional e sustentável.

A “cabana” como os moradores gostam de chamá-la nada mais é que um “caixote” onde se integram sala, quarto, cozinha e um banheiro privativo, o que seria correspondente aqui no Brasil de Kitinetes.

O interior é revestido de madeira para melhor acomodação térmica e o lado externo feito de material que possa refletir a luz intensa do sol naquela região.

Um eficiente sistema de coleta de água foi construído para suprir o consumo dos moradores, de animais de estimação e plantas existentes ao redor da vila.

O mais interessante é o custo final da obra: 40 mil dólares, o correspondente a 120 mil reais para levar uma vida simples, tranqüila, bucólica e perto dos amigos onde a convivência e a ajuda mútua pode ser uma das melhores coisas que possamos ter à medida que a vida avança.

 

 

André Peixoto

"A sensação de bem estar e bem morar está diretamente ligada na harmonia entre a arquitetura e tudo que está relacionado a ela".

André Peixoto Designer - Formado em design de interiores pela Escola Bauhaus, graduado e especialista em História pela Barão de Mauá. Trabalha há 10 anos em projetos de iluminação decorativa e se identifica com toda relação existente entre arquitetura, design, decoração e arte.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTE TEXTO Facebook Twitter