01/08/2014 17h14 - Atualizado em 01/08/2014 17h33

CRÈME BRÛLÉE TRADIÇÃO DA COZINHA FRANCESA

CRÈME BRÛLÉE TRADIÇÃO DA COZINHA  FRANCESA

Tradicionalmente o Crème brûlée (francês para "creme queimado") ou leite-creme, é uma sobremesa feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico, deitando fogo a uma bebida alcoólica que se deita sobre o creme, ou com um ferro próprio.  É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolatecafécanelacocolicores, ou outros saborizantes.

O fabuloso Crème Brûlée de Amélie Poulain é muito mais fácil de fazer do que parece....

Ingredientes:

  • 1 litro de creme de leite fresco
  • 1 colher (café) de baunilha
  • 1 colher ( sopa) de gengibre ralado
  • ½ colher de (sopa) de raspas de laranja
  • 12 gemas
  • 1 1/3 xícara (chá) de açúcar


Modo de preparo:

  1. Numa panela coloque o creme de leite fresco, a baunilha, o gengibre e as raspas de laranja. Fogo médio. Quando ferver retire do fogo.
  2. Em um recipiente junte o açúcar com as gemas e bata com a batedeira até dobrar de volume.
  3. Passe o creme de leite em uma peneira e junte a misture da batedeira, mexendo sempre.
  4. Descansar por 15 minutos.
  5. Pré aqueça o forno a 180 °C por 10 minutos
  6. Assar em banho maria por 25 minutos.
  7. Leve à geladeira quando esfriar.
  8. Polvilhe com  açúcar cristal quando for servir e passe o maçarico. 

Decore com cereja e hortelã.

Imagem Ilustração

Chef Genilton Laureano

"A arte de cozinhar vem da paciência, do aprendizado, dos momentos alegres ou tristes da vida.  Considero a cozinha um laboratório. O resultado vem do nosso estado de espírito. Os ingredientes estão esperando que você tire o que de melhor eles possam dar. Já dizia um velho amigo e mestre, cozinhar com produtos de primeira é fácil, o bom mesmo é transformar o produto de segunda  em primeira, ai está à diferença."

Chef Genilton Laureano -  Após ter atuado como responsável pela Gastronomia dos Restaurante - S.A, Choperia Vila das Flores, Hotel Araucária Plaza, Cordeiros Place e Fofo, atualmente atuo como Chef e Consultor da Rede Chopp Time e Franquia. Professor no Curso de Gastronomia no Centro Universitário Barão de Mauá e também no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia.

Contam com minha participação - Programa Oferta mix, Sabor do Rancho - Rede Bandeirante /TV Clube Ribeirão Preto, Programa Ponto de Encontro – Rede Record,  Reportagens Culinárias EPTV Ribeirão Preto, Jornal a Cidade, Revista Revide, Revista Expressão, Jornal gazeta, Jornal metrópole e agora com grande satisfação o Portal de Notícias 'Vai e Vem da Vida'.

Consultoria Gastronomica  - Mousse Cake,  Alameda sabores, Divina Comedia, Rio bar, Dom Alecrim Restaurante, Casa Vinte,  Boteco Casemiros.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTE TEXTO Facebook Twitter