16/09/2014 10h16 - Atualizado em 16/09/2014 11h57

MOQUECA DE CAMARÃO

MOQUECA DE CAMARÃO

moqueca (termo utilizado no Brasil) é um cozido de peixe com camarão, lagosta, palmito e frutos do mar com diferentes temperos. Tradicional item da culinária capixaba e baiana, apresentando variações na paraense. Originalmente esse prato é uma variação de pratos tipicamente indígena da costeira do ES e BA.

Falar de moqueca no Espírito Santo é tratar sobre um assunto bastante popular, e os meios de comunicação de massa, em especial, têm contribuído de maneira ímpar para sua divulgação. Nenhum turista passa por terras capixabas sem degustar o prato, e capixaba zeloso tem de saber prepará-lo. (wikipedia)

 

Mãos à obra


Ingredientes

1/2 kg de camarões grandes

Suco de 1 limão

1 colher  (sopa) de cheiro verde picado

1 colher (sopa) de vinagre

2 cebolas brunoise

3 dentes de alho picado

Sal a gosto

150ml de óleo para fritar

 

Modo de preparo

Lave muito bem os camarões, sem tirar as cascas.

Coloque-os de molho em tempero feito com o suco de limão, o vinagre e o sal.

Deixe por 10 minutos.

Passado esse tempo, escorra e leve para fritar em óleo bem quente.

Frite-os bem fritinhos.

Acrescente a cebola, o alho e o cheiro verde.

Dê uma rápida fritura em tudo e sirva.



Fácil, rápido e delicioso! 

Chef Genilton Laureano

"A arte de cozinhar vem da paciência, do aprendizado, dos momentos alegres ou tristes da vida.  Considero a cozinha um laboratório. O resultado vem do nosso estado de espírito. Os ingredientes estão esperando que você tire o que de melhor eles possam dar. Já dizia um velho amigo e mestre, cozinhar com produtos de primeira é fácil, o bom mesmo é transformar o produto de segunda  em primeira, ai está à diferença."

Chef Genilton Laureano -  Após ter atuado como responsável pela Gastronomia dos Restaurante - S.A, Choperia Vila das Flores, Hotel Araucária Plaza, Cordeiros Place e Fofo, atualmente atuo como Chef e Consultor da Rede Chopp Time e Franquia. Professor no Curso de Gastronomia no Centro Universitário Barão de Mauá e também no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia.

Contam com minha participação - Programa Oferta mix, Sabor do Rancho - Rede Bandeirante /TV Clube Ribeirão Preto, Programa Ponto de Encontro – Rede Record,  Reportagens Culinárias EPTV Ribeirão Preto, Jornal a Cidade, Revista Revide, Revista Expressão, Jornal gazeta, Jornal metrópole e agora com grande satisfação o Portal de Notícias 'Vai e Vem da Vida'.

Consultoria Gastronomica  - Mousse Cake,  Alameda sabores, Divina Comedia, Rio bar, Dom Alecrim Restaurante, Casa Vinte,  Boteco Casemiros.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTE TEXTO Facebook Twitter