25/11/2014 16h10 - Atualizado em 25/11/2014 16h24

PETRÓPOLIS CIDADE IMPERIAL

PETRÓPOLIS CIDADE IMPERIAL

Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma das principais cidades que contemplam nossa história. 
*
A história dessa cidade tem início em uma das viagens feitas por Dom Pedro I no ano de 1822, durante uma travessia pelo tortuoso Caminho do Ouro, que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, o imperador se hospedou em uma fazenda da região,  ficando encantado com o lugar, o mesmo comprou a fazenda do Córrego Seco, além de outras propriedades do entorno,  Dom Pedro II , então,  herdou as terras de seu pai e ordenou o assentamento de uma povoação naquele trecho de serra e a construção do seu palácio de veraneio em 1847, desde então, durante quase todos os verões em que governou, o imperador mudava se com a sua corte para Petrópolis.
*
Através dos seus inúmeros pontos turísticos, temos a possibilidade de voltar no tempo, e conhecer um pouco mais da história de nosso maravilhoso Brasil.
*
Há muito mais em Petrópolis, do que cultura, terceiro maior corredor gastronômico do Brasil, contando com uma gastronomia de excelência. A cidade é um encanto, os monumentos, as casas ainda preservadas a mais de 200 anos, forma um contexto inigualável, Petrópolis é cercada pela natureza e isso faz com que os amantes do verde se deliciem! São inúmeras cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego! Na cidade existem vários restaurantes e hotéis de luxo, onde inclusive, já foram gravadas novelas!
*
Com seu passado histórico bem preservado e uma infra-estrutura turística das mais modernas, a cidade recebe hoje visitantes de todos os tipos, desde a elite da sociedade fluminense, a casais apaixonados e grupos escolares.
Nada melhor do que aproveitar as férias em uma cidade onde a temperatura é um pouco mais amena, cercada de natureza exuberante, história e cultura.
*
A cidade foi desenhada em vários ângulos e detalhes, para que as linhas das suas ruas fossem belas e harmoniosas.
*
O Centro da cidade tem uma linha reta de um quilometro, onde encontra  se lojas comerciais de todos os tipos.
A principal rua da cidade de Petrópolis é a rua do Imperador, e dá acesso aos diversos locais  da cidade, e todos os bairros de Petrópolis.
*
Ah, já ia me esquecendo uma excelente sugestão,  a Casa do Alemão, aonde se come o melhor croquete de carne do Brasil e que produzem suas próprias lingüiças e embutidos, além das melhores mostardas – clara e escura, do Brasil. Os doces, hummm… os doces da Casa do Alemão e da loja Doces Húngaros, na rua Marechal Deodoro, na descida da rua Teresa, sao os melhores sugiro o strudell de maça, ou o mil folhas de chocolate com creme magníficos. 
imagem Reprodução/divulgação
*
Conheça algumas passeios e locais que não devem deixar de curtir e conhecer nesta linda cidade:
Passeio de charrete pelas ruas do centro. 
Catedral de Sao Pedro de Alcântara 
Palácio Quitandinha
Museu da cervejaria Bavária
Museu Imperial , Antigo palácio e morada predileta de Dom Pedro II, foi construído com recursos particulares do Imperador, que herdou as terras compradas por seu pai, Dom Pedro I,  localizado em um parque, o museu tem inestimável acervo de objetos, peças, e jóias da coroa imperial. Sua coleção de obras raras, documentação gráfica e iconográfica são  do maior interesse para conhecimento do Brasil do século XIX.
Palácio de Cristal agora está com entrada franca, esse palácio foi um presente que a princesa Isabel ganhou, e seu objetivo de uso, inicialmente era como estufa de flores. Fica localizado também na área central da cidade, e tem como "vizinho" o palácio Mauá.
imagem Reprodução/divulgação
*
Museu de Cera, conta com mais uma escultura: Pelé, o Rei do Futebol.
Casa Santos Dumont
Casa de Stefan Zweig
Casa da Ipiranga
Palácio Rio Negro 
Castelo de Itaipava.
*
Vale a pena conhecer nossa história nessa linda e magnifica cidade Imperial.

Michele Daibert

Viajar é renovar os ânimos, dar vida nova para as ideias, voltar a seu dia a dia com saudades e muito mais apaixonado ou com o impulso e a garra para mudar tudo de vez.

Michele Isabel da Fonseca Daibert  Scapin -  Jornalista MTB- 70302/SP, - CEO da KMTUR VIAGENS E TURISMO, blogueira do Portal  Vai e vem da Vida,  Jornal a Cidade de Jardinópolis, amante de viagens e da vida.

*A vida não é medida pelo número de vezes em que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar o nosso fôlego. Seu sonho começa aqui..!* http://kmtur.com.br/

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Portal de Notícias www.vaievemdavida.com.br.

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTE TEXTO Facebook Twitter