25/01/2016 10h52 - Atualizado em 25/01/2016 10h54

11 programas para curtir o aniversário de 462 anos de São Paulo

Literatura, música, esporte e artes plásticas são opções para celebrar os 462 anos da cidade que nunca para

11 programas para curtir o aniversário de 462 anos de São Paulo
Imagem Reprodução/Divulgação
Créditos: Matéria GQ

Neste ano, São Paulo faz aniversário numa segunda-feira, o que significa feriado prolongado e mais um dia para aproveitar as opções de lazer que ela oferece. Em comemoração aos seus 462 anos, eventos que vão de música e o cinema até o esporte estão programados por toda a cidade. Confira 10 programas para aproveitar e celebrar a data.

Exposição Mondrian e o Movimento De Stijl, no CCBB
A exposição abre em 25/1 fazendo um panorama da arte do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944), dos tempos de pós-impressionismo ao período no qual era influenciado pelas vanguardas da época, o que culminou em Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul (1921). Integram a mostra 93 itens, entre fac-símiles da revista De Stijl (O Estilo), importante publicação para o neoplasticismo, maquetes arquitetônicas e obras de outros expoentes do movimento, a exemplo de Bart van der Leck e Gerrit Rietveld, o criador da Cadeira Vermelha Azul (1917-1923).
Quando e onde: A mostra abre ao público na segunda-feira, dia 25, das 9h às 21h, e vai até o dia 4/4 no Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel.: 3113-3651. Grátis. Saiba mais aqui.

De Stijl e Mondrian (Foto: Divulgação)



 

Gilberto Gil no Centro Esportivo e de Lazer Tietê
Após a turnê com Caetano Veloso, no ano passado, Gil desembarca no Clube Tietê para desfilar sua batelada de clássicos, de Drão e Realce a Back in Bahia e Expresso 222. Quem abre os trabalhos são os Demônios da Garoa, que vão dividir o palco com o rapper paulistano Rodrigo Ogi e a carioca radicada em São Paulo Juçara Marçal.
Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, a partir das 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na Avenida Santos Dumont, 843, Luz. Tel.: (11) 3227-8652. Grátis.

Gilberto Gil (Foto: Getty Images)




 


Arnaldo Antunes e Mariana Aydar, e outros shows no Heineken Up On The Roof
Os cantores são a atração do projeto realizado na cobertura do Palácio W. Zarzur, o edifício de 170 metros, que possibilita uma vista de 360° da cidade e é mais conhecido por Mirante do Vale. Na festa, Arnaldo Antunes e Mariana Aydar se apresentam juntos pela primeira vez e devem mostrar tanto hits dele, como Não Vou Me Adaptar, quanto as canções de Pedaço Duma Asa, disco dela lançado no ano passado. No dia 23, acontece o show da banda Opala e no dia 24, show da banda Mustache e os Apaches. A programação completa está na página do evento. 

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, das 16h às 0h (recomenda-se chegar bem mais cedo devido às filas), no Mirante do Vale, na Rua Brigadeiro Tobias, 118, Centro. Grátis (O cadastro deve ser feito na página do evento no Facebook. Para o dia 25, já está esgotado).

Mariana Aydar (Foto: Divulgação)




 


Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com Daniil Kharitonov, no Theatro Municipal
A orquestra se apresenta sob a regência de Eduardo Strausser e com o reforço do pianista russo Daniil Kharitonov, de 17 anos. O aluno do Conservatório de Moscou acompanha os músicos para interpretar peças de Piotr Ilitch Tchaikovsky (Concerto para Piano N° 1) e Johannes Brahms (Sinfonia N° 4).   

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, às 17h, no Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, s/n°, Centro. Tel.: (11) 3053-2100. Ingressos de R$ 25 a R$ 90 (aceita meia-entrada em todos os setores). Saiba mais aqui.

 

Sampoemas na Casa das Rosas
Nesta edição do Sampoemas, o centro cultural segue destacando a poesia feita na cidade e presta homenagem à escritora e professora Renata Pallotini, de 85 anos, com leituras dramáticas de seus poemas (às 20h). Haverá ainda sessões dos documentários Kombiblioteca (15h), sobre saraus da periferia, e Poetas de Campos e Espaços (17h), que trata do movimento concretista, além de palestras de Frederico Barbosa a respeito de Álvares de Azevedo, Oswald de Andrade e dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos (a partir das 15h, com meia hora de duração cada uma).

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, a partir das 14h, na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, 37, Bela Vista. Tels.: (11) 3285-6986 / 3288-9447. Grátis (os ingressos para os filmes serão distribuídos uma hora antes das sessões). Saiba maisaqui.

Casa das Rosas, no começo da Av. Paulista (Foto: Divulgação)







 


São Paulo Sem Fronteiras no MIS
Com o Conexão Cultural, o centro abre espaço para mostrar a cultura dos imigrantes que têm adotado São Paulo como lar nos últimos anos, como a do Haiti e a de vários países africanos. O público terá a oportunidade, por exemplo, de fazer turbantes tradicionais do Congo em oficinas e dançar ao som do Grupo Ndiguel, do Senegal, e do Satellite Musique, banda formada por 12 haitianos que se conheceram no Brasil e decidiram apostar no compas, ritmo famoso em seu país.

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, das 12h às 22h, no MIS, na Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Tel.: (11) 2117-4777. Grátis. Saiba mais aqui.

Satellite Musique, do Haiti  (Foto:  Marco Estrella)

 


Cine Parque exibe O Menino e o Mundo na Cinemateca
Não é em 25 de janeiro, mas vale a pena ir até a Cinemateca no domingo (24) e se acomodar no chão para assistir ao filme de Alê Abreu na tela da área externa. A sessão da animação brasileira indicada ao Oscar faz parte do projeto Cine Parque, que no dia abrirá os jardins da instituição a piqueniques, disponibilizará redes de descanso nas árvores e terá atrações como aulas de ioga e uma feira de adoção de animais.

Quando e onde: Domingo, dia 24, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. Tel.: (11) 3512-6111. As demais atividades começam às 15h. Grátis. Saiba mais aqui.

Cinemateca (Foto: Divulgação)

  
Sessão de São Paulo Sociedade Anônima no Mirante 9 de Julho
O filme de Luiz Sérgio Person, de 1965, será exibido para comemorar o aniversário da cidade. Das escadarias do espaço revitalizado no ano passado será possível acompanhar as conquistas e desventuras de Carlos numa metrópole que se industrializava rapidamente – com Walmor Chagas no papel principal, o longa-metragem se tornou um dos mais célebres já feitos em São Paulo.

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, às 19h, no Mirante 9 de Julho, na Rua Carlos Comenale, s/nº, Bela Vista. Tel.: (11) 3111-6342. Grátis. Saiba mais aqui.

Cena do filme 'São Paulo SA' (Foto: Divulgação)

 


Sessões de filmes brasileiros e exposição Coleção Diálogos na Pinacoteca     
O museu organiza uma programação especial para o dia, com a abertura da mostraColeção Diálogos: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, que relembra o início da instituição, em 1905, nascida da transferência de obras do Ipiranga para lá. Além de apreciar cerca de 50 peças do acervo do Museu Paulista, atualmente fechado para reforma, será possível ver os filmes Brincante (10h30), O Ano em que Meus Pais saíram de Férias (13h) e Que Horas Ela Volta? (15h30) no auditório, e degustar diversos quitutes nas bikes, bancas e food trucks montados no estacionamento.  

Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, das 10h às 18h, na Pinacoteca de São Paulo, na Praça da Luz, 2, Luz. Tel.: (11) 3324-1000. Grátis (é preciso chegar 15 minutos antes de as sessões dos filmes começarem). Saiba mais aqui.

Paisagem do Campo do Ipiranga (1893), de Antonio Parreiras (Foto: Divulgação)

 


Sessão de São Paulo, Sinfonia da Metrópole na inauguração do cinema da Casa Guilherme de Almeida

Em 30 de janeiro, o espaço cultural abre um cineclube em seu anexo com a exibição de São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny, acompanhada de trilha sonora feita ao vivo por Livio Tragtenberg. Com capacidade para 40 espectadores, a sala Cinematographos relembra a coluna homônima sobre cinema que Guilherme de Almeida tinha, no jornal O Estado de S.Paulo, e apresenta ainda uma sessão de São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994), de Jean-Claude Bernardet, com as presenças do diretor e da montadora Maria Dora Mourão.

Quando e onde: Sábado, 30 de janeiro, às 15h30 (São Paulo, Sinfonia da Metrópole), e às 17h40 (São Paulo, Sinfonia e Cacofonia), no anexo da Casa Guilherme de Almeida, na Rua Cardoso de Almeida, 1943, Perdizes. Tels.: (11) 3673-1883 / 3803-8525. Grátis (para se pré-inscrever para a sessão desejada, é preciso preencher um formulário napágina).

Final da Copa São Paulo de futebol júnior
Disputado por 112 times, o torneio sub-20 encerra sua 47ª edição coroando aspirantes a craques na tradicional decisão no Pacaembu. Grande chance para ver se a garotada seguirá os passos de jogadores como Valdívia, Erik, Breno e Malcom, todos revelados na competição nos últimos 10 anos.
Quando e onde: Segunda-feira, dia 25, no Pacaembu. Horário e valor a definir. Saiba mais aqui.

Estádio do Pacaembu (Foto: Getty Images)

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter