06/05/2016 08h35 - Atualizado em 06/05/2016 08h36

Aprenda agora 5 truques de marketing no Instagram

Como usar esta ferramenta para conquistar clientes

Aprenda agora 5 truques de marketing no Instagram
Imagem Reprodução/Divulgação
Créditos: Matéria Pequenas Empresas Grandes Negócios

Empresas de todos os tamanhos estão descobrindo que o Instagram pode funcionar como um ótimo instrumento de marketing. Usando a mídia social com inteligência, é possível fortalecer a marca e promover a fidelidade do cliente com rapidez. A Entrepeneur listou as cinco dicas para sua empresa arrasar no Instagram. 

1. Use fotos originais para promover seus produtos e serviços. Nada de retratos genéricos, infográficos ou imagens carregadas de texto. Use fotos criativas, provocantes, engraçadas. Para não cansar o usuário, evite mostrar fotografias de produtos mais de três ou quatro vezes ao dia. E jamais repita a mesma imagem – a atitude é considerada pecado mortal no Instagram. A Starbucks, que conta com 858 mil seguidores, mistura belos close-ups de seus Frappucinos com imagens de baristas experimentando novos produtos. 

2. Promova concursos entre os usuários. É um jeito divertido e barato de interagir com clientes em potencial. Peça para os seus seguidores submeterem fotos pessoais provando ou experimentando seus produtos. Depois, escolha os melhores do dia ou da semana e dê prêmios para eles. Foi o que fez a Levi’s, que pediu para seus seguidores mandarem fotos usando sua roupa favorita da marca: mais de 3.500 imagens foram mandadas para o concurso. 

3. Coloque no ar fotografias que contenham códigos promocionais secretos. Quando o cliente clica na imagem, é brindado com um desconto especial. A companhia britânica Topshop, que tem mais de 218 mil seguidores, usa o Twitter e o Facebook para atrair os clientes até o Instagram, revelando que lá eles encontrarão uma surpresa – a ação tem tido ótimo resultado. Não esqueça de usar hashtags para suas promoções, como usaria no Twitter. 

4. Poste imagens de bastidores. Estimule a curiosidade dos seus seguidores sobre o que acontece dentro da companhia, colocando no ar fotos de funcionários em momentos de descontração – festas da empresa e eventos funcionam bem para isso. É uma prática comum da Zappos, que mistura fotos de produtos com imagens de desfiles ou brincadeiras entre funcionários. 

5. Transforme seus seguidores em estrelas. Escolha um seguidor por dia e faça uma @menção dele, como faria no Twitter. Esse tipo de ação costuma estimular a divulgação boca a boca, já que os usuários adoram ver seus nomes serem mencionados nas redes sociais. A Sharpie, por exemplo, costuma mencionar usuários que fazem desenhos criativos usando suas canetas. Com essa estratégia, já atraiu 39 mil seguidores no Instagram. 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter