12/05/2016 09h50 - Atualizado em 12/05/2016 09h52

Como evitar lesões ao andar de skate? Confira as dicas dadas por ortopedista

Ao começar a andar, muitas vezes inevitavelmente você vai cair, isso faz parte da curva de aprendizado, mas há como evitar algumas quedas e minimizar os danos

Como evitar lesões ao andar de skate? Confira as dicas dadas por ortopedista
Ao começar a andar de skate ou tentar aprender um truque ou manobra nova, muitas vezes inevitavelmente você vai cair, faz parte da curva de aprendizado. Depois de um tempo, aprende-se a cair corretamente (Foto: Getty Images)
Créditos: Matéria Globoesporte.com/EuAtleta

Ao começar a andar de skate ou tentar aprender um truque ou manobra nova, muitas vezes inevitavelmente você vai cair, faz parte da curva de aprendizado. Depois de um tempo, muitos skatistas aprendem a cair corretamente ou para evitar a queda, desenvolvem técnicas especiais. Aqui estão alguns exemplos de como evitar quedas e como cair (caso aconteça) com o dano menor possível ao seu sistema músculo esquelético.   

Conhecendo seu skate
Ajuste as suas rodas para o ponto onde você se sinta confortável, especialmente quando for comprar pela primeira vez. Use uma tabela de ajustes, a maioria das lojas as tem e orientam o melhor ponto de colocação. O erro mais comum é apertar as rodas em excesso. Ajuste para o ponto que quando você está em seu skate não force ou emita sons como se estivesse rangendo (alguns óleos sintéticos nas buchas de borracha ajudam). 


Movimente e rode cada roda para verificar se eles não tocam a mesa, peça na qual o eixo é encaixado, durante as curvas duras, pois isso gera uma parada súbita. Rodas mais macias são melhores para andar na rua, uma vez que proporcionam muita aderência; no entanto, elas falham em lugares de madeira por exemplo. As rodas mais duras falham menos e criam menos atrito com o solo, permitindo uma maior aderência entre o tênis e o skate; portanto, eles são mais populares no skate convencional. Todos os ajustes técnicos para o marinheiro de primeira viagem devem ser supervisionados por um profissional mais experiente num primeiro momento   

euatleta skate run raphael kumbrevicius (Foto: Raphael Kumbrevicius)Capacete, joelheiras, cotoveleiras são úteis e evitam lesões mais sérias. (Foto: Raphael Kumbrevicius)

Não deixe muito sua zona de conforto
Um novo skatista que tentar fazer um flip-360 graus em uma half-pipe tem que rezar pra não ter uma lesão. Você pode tentar tudo o que quiser, mas tenha cuidado sempre, faça uma evolução progressiva do grau de dificuldade de suas manobras. Você deve sair da zona de conforto para evoluir, mas que seja de forma gradual. Nunca tente algo fora do alcance de suas habilidades: ela pode levar a lesões graves.   

 Aprenda a descer do skate
Se você perder o controle do seu skate, salte dele. Simples assim, você vai continuar com a energia cinética e correr um pouco antes de parar, mas evita a queda.

Se você começar a cair, há algumas medidas que você deve tomar imediatamente. Elas surgem de maneira instintiva e com tempo de treino. 

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Proteja sua cabeça
Independentemente da sua experiência, ao cair , use de preferência os braços para proteger sua cabeça. Se possuir um capacete de bicicleta ou um especial para o skate é preferível. Especialmente se o seu cérebro ainda está em desenvolvimento (crianças e adolescentes).   

skate al (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)Certifique-se que a área de patinação está livre de obstáculos  (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)

Não estenda as mãos para tentar evitar a queda 
Isto tende a causar problemas a longo prazo no pulso, devido aos traumas repetitivos. Tentar pousar em uma parte do corpo que é mais acolchoada, de preferência cair em rolamento.   

Tente não cair de joelhos
Procure evitar, sempre que possível, bater suas articulações. No momento da queda, os três lugares mais importantes que devem evitar ser atingidos são a cabeça, coluna vertebral e joelhos. A menos que você esteja usando joelheiras, evite cair sobre os joelhos. Estatisticamente, os entorses e traumas contusionais que atendemos em skatistas são muito comuns nos membros inferiores.   

Repouse e aguarde sua recuperação
 Depois de algumas quedas duras, tente passar para outra atividade até sua melhora. Se for o caso de traumas mais sérios, procure um médico do esporte para te avaliar, mas só volte se estiver 100%. Cada vez que você cair na mesma parte do corpo, o risco de lesões aumenta consideravelmente. E se você andar de skate com dores no corpo, provavelmente não conseguirá fazer as manobras nem andar com a mesma agilidade, favorecendo novamente às quedas.   

Conselhos finais
- Tentar pousar em ambos os pés, se você cair em um, você pode torcer e quebrar.
- Certifique-se que a área de patinação está livre de obstáculos como pedras pequenas. 
- Estas podem não parecer ameaçadoras, mas se você passar por elas, suas rodas vão parar e você não.Sempre ande de skate com muitas pessoas. 
- Se algo sério acontecer, sempre haverá alguém que pode chamar o número de emergência e ajuda. Se você anda de skate sozinho, sempre leve um telefone com você.
- Use tênis específicos para skate. Se você for muito rápido e não puder parar, o tênis ajuda a frear.
- Capacete, joelheiras, cotoveleiras e algumas órteses são extremamente úteis e evitam a maioria das lesões mais sérias.     

Bons treinos!

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

EuAtleta Ana Paula Simoes Ortopedia Especialista (Foto: EuAtleta)

 

ANA PAULA SIMÕES
Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. www.anapaulasimoes.com.br

 

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