23/03/2016 17h13 - Atualizado em 23/03/2016 17h14

Como respirar na corrida e melhorar o desempenho

Especialistas do Eu Atleta tiram as dúvidas dos leitores sobre como respirar ao correr. É melhor pela boca ou pelo nariz? Existe realmente uma maneira que é mais correta?

Como respirar na corrida e melhorar o desempenho
Respire naturalmente de acordo com o que corpo pede e fica mais confortável para você.(Foto: Getty Images)
Créditos: Matéria Globoesporte.com

O Eu Atleta esclarece a dúvida dos leitores sobre a maneira correta respirar. Afinal de contas, é melhor pela boca ou pelo nariz? Existe uma maneira correta? Pode melhorar o desempenho? 

- Respirar corretamente na corrida é respirar da forma mais natural possível e não se preocupar em interferir na respiração - disse Turíbio de Barros, mestre e doutor em fisiologia do exercício. 

Segundo ele, a função respiratória é regulada por um mecanismo muito preciso e de maneira involuntária. Isso significa que, durante o exercício físico, não precisamos pensar para respirar. 

- A respiração é uma função autonômica, sem absoluta necessidade de controle voluntário. Ou seja, nós não conseguimos controlar a respiração de forma mais eficiente do que é ajustada involuntariamente. Em algumas modalidades específicas, como a natação, pode existir alguma necessidade de adequação da respiração com um aprendizado específico, mas são situações especiais - explicou Turibio.

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Durante uma atividade física, a necessidade de captar oxigênio e eliminar gás carbônico aumenta na razão direta da intensidade do exercício. Quando a atividade é muito mais intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária. Por isso, de maneira involuntária, passamos a inspirar também pela boca.

Respiração euatleta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)A respiração na corrida deve ser feita de maneira mais natural possível (Foto: Getty Images)

Essa regulação é automática. O mecanismo regulador ajusta a função respiratória e promove um aumento do fluxo de entrada e saída de ar pelas vias aéreas. Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício. 

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- Até uma certa intensidade, o ajuste da respiração ainda permite que possamos continuar a inspirar pelo nariz. Conforme a atividade fica mais intensa, a resistência à passagem do ar pelas fossas nasais começa a exigir dos músculos respiratórios um gasto de energia que torna a respiração pouco econômica. Neste momento, também de maneira involuntária, começamos a inspirar pela boca - afirmou o fisiologista.

Tentar impedir essa respiração pode causar uma situação insustentável para o gasto de energia, tornando-se um fator responsável pela fadiga precoce. Dica: respire naturalmente de acordo com o que corpo pede e fica mais confortável para você. 

Já o educador físico Gustavo Luz lembrou que a dificuldade em manter a respiração na corrida é comum para os iniciantes. Além de reforçar que a respiração é um reflexo e que o ritmo respiratório é consequência da intensidade do exercício, ele citou a importância de reduzir o ritmo caso esteja com dificuldade para respirar.

- Se você está esbaforido em um determinado treino e, por isso, não consegue terminá-lo, é provável que esteja treinando com intensidade demais. A solução é reduzir um pouco (ou muito) o ritmo do treino. Se diminuir a intensidade, a frequência cardíaca diminui e a frequência respiratória também. Assim, você pode achar mais facilidade para terminar os treinos sem que a respiração seja um problema - encerrou Gustavo.

EuAtleta Diafragma Respiração (Foto: Eu Atleta)Quando a atividade é muito intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária, e de maneira involuntária passamos a inspirar também pela boca. Se tiver com dificuldade, diminua o ritmo (Foto: Eu Atleta)

 

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