13/05/2016 09h01 - Atualizado em 13/05/2016 09h15

Dez dicas que você deve saber para não errar na véspera de uma corrida

A parte mais difícil do treino já acabou, mas o que você faz no dia anterior ao grande evento pode decidir o desempenho na prova, explica o educador físico Gustavo Luz

Dez dicas que você deve saber para não errar na véspera de uma corrida
Imagem Reprodução/Divulgação
Créditos: Matéria Globoesporte.com/EuAtleta

A parte mais difícil do treinamento já acabou, mas o que você faz no dia anterior ao grande evento pode decidir a sua prova. Confira dez dicas simples para ter certeza de que não vai errar e, com isso, perder um tempo valioso ou se sentir desconfortável durante a prova.

Coma carboidratos suficientes
Exatamente como na véspera dos seus treinos duros, por volta de 2/3 das calorias que ingerir deve vir dos carboidratos. Você não precisa se empanturrar em um rodízio de massas no jantar, coma uma quantidade com a qual você esteja acostumado. O fato de você ter reduzido o ritmo de treino nos últimos dias ou semanas é muito importante para chegar com 100% da energia na linha de largada.

Evite qualquer comida diferente
Prefira o que funcionou bem com você no dia a dia dos treinos. Se for jantar fora, dê uma olhada no menu e veja se encontra algo com que esteja familiarizado.

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corredor bebendo água euatleta (Foto: Getty Images)Manter-se hidratado durante o dia todo é uma tática fundamental antes da sua prova (Foto: Getty Images)

Mantenha-se hidratado
Beba água suficiente durante todo o dia. Sua urina deve ter cor amarelo bem claro. Você também pode beber sua bebida esportiva preferida para garantir alguns eletrólitos extras. E, claro, evitar bebidas alcoólicas, pois elas nos desidratam e interferem no sono.

Não exagere (fazendo coisas demais)
Descanse e relaxe, ficar muito tempo em pé pode cansá-lo. Na feira de entrega dos kits, não passe horas andando, esperando palestras ou comendo amostras grátis.

Faça uma corrida leve, somente se você precisar muito
Você não vai perder nenhum condicionamento se descansar na véspera da prova. Mas se você fica muito ansioso ou inseguro, pode ser que um trote de 20 minutos ou meia hora faça bem. De uma maneira geral, é melhor colocar as pernas de molho.

Mesa café da Manhã (Foto: Getty Images)É importante ter certeza de que você tem tudo que precisa para o café da manhã (Foto: Getty Images)

Planeje seu café da manhã
Tenha certeza de que você tem tudo que precisa para o café da manhã. Não assuma que vai conseguir certos alimentos na linha de largada. É melhor estar preparado e ter tudo o que vai comer à mão. Mais uma vez, não experimente nada no dia da prova.

Reveja o percurso
Você provavelmente recebeu uma cópia do mapa do percurso no kit (caso contrário, veja no site do evento). É sempre bom saber onde vai encontrar algumas subidas ou com que frequência encontrará postos de água.

Planeje a sua ida até a largada
Tenha o cuidado de saber exatamente como você vai chegar na prova. Verifique quais ruas estarão fechadas. Se você for dirigindo, certifique-se de que há locais para estacionar nas redondezas. Saia de casa com bastante antecedência, isso garante que você não perca a largada no caso de algo inesperado aconteça.

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Maratona corrida euatleta (Foto: Getty Images)Para chegar e larga com tranquilidade para a sua prova, planeje-se levantar cedo (Foto: Getty Images)

Não se estresse com a falta de sono
Não se preocupe se você não dormir bem na véspera do grande dia. Isso provavelmente acontece com a maioria. Essa noite apenas não deve interferir no seu desempenho. O mais importante é você ter descansado suficientemente ao longo da semana.

Planeje-se para levantar cedo
Acerte seu despertador e cheque duas vezes. Dê a você mesmo bastante tempo para tomar café, ir ao banheiro e chegar cedo na largada. Se estiver em um hotel, vale a pena pedir o serviço de despertador.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

EuAtleta Gustavo Luz Treinamento Especialista (Foto: EuAtleta)

 

 

 

GUSTAVO LUZ
É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

 

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