07/03/2016 08h44 - Atualizado em 07/03/2016 08h45

Fim do anonimato: pesquisadores "revelam" quem é Banksy

Pesquisa "Tagged Bansky" analisou os locais de 140 grafites de Banksy na Inglaterra - e os dados cruzaram com um dos suspeitos mais antigos

Fim do anonimato: pesquisadores "revelam" quem é Banksy
OBRA DE BANKSY NO PRINCESS OF WALES PUB EM PRIMROSE HILL, LONDRES (FOTO: GETTY IMAGES)
Créditos: Matéria GQ

Finalmente a identidade de um "foragido" foi revelada. Ou quase isso. Após aplicar uma técnica matemática desenvolvida por criminologistas, pesquisadores da Universidade Queen Mary, na Inglaterra, afirmam que a identidade de Banksy é Robin Gunningham, um ex-estudante da Cathedral School.

Soa completamente insano um grupo de especialistas em padrões e crimes focar seus esforços para ir atrás do artista de rua mais famoso (e misterioso do mundo). Afinal, eles deveriam correr atrás dos caras maus. Mas usando uma técnica chamada "perfil geográfico", eles analisaram as 140 obras encontradas em Londres e Bristol - a maior concentração de grafites dele - e definiram alguns padrões de localização.

Agora, vem a parte interessante. Os dados indicaram um pub, um parque e um endereço residencial em Bristol, além de três endereços em Londres. A maioria dos lugares coincidia com apenas a rotina de um dos suspeitos de Banksy: Gunningham, apontado como o artista desde 2008.

Até que o próprio grafiteiro revele sua identidade, vai ser difícil cravar um nome. O mistério segue, mas agora com um capítulo a mais na discussão.

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter