09/05/2016 09h07 - Atualizado em 09/05/2016 10h16

Kim Jong-un é anunciado presidente do partido único da Coreia do Norte

Anúncio foi feito em um inabitual congresso do partido único do país. Chefe de Estado do país fez o anúncio

Kim Jong-un é anunciado presidente do partido único da Coreia do Norte
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tornou-se presidente do partido único do país (Foto: Kyodo via Reuters)
Créditos: Matéria G1

O dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, recebeu um novo título nesta segunda-feira (9), o de presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em um inabitual congresso do partido único do país.

O chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong-Nam, cujo cargo é honorário, fez o anúncio à imprensa estrangeira convidada ao primeiro congresso do partido em 36 anos.

Kim Jong-Un, herdeiro de uma dinastia que governa o país desde sua criação em 1948, tinha até o momento o título de primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores. O novo cargo reforçará sua autoridade.

Analistas consideravam esta reunião excepcional do partido como uma maneira de estabelecer o status do jovem dirigente, que chegou ao poder após a morte do pai Kim Jon-Il em dezembro de 2011 como líder supremo da Coreia do Norte.

Kim Jong-Il tinha o título de secretário-geral eterno do partido. O avô do atual dirigente, Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte, conserva o título de presidente eterno da nação apesar de ter falecido em 1994.

O congresso adotou formalmente a política de Kim Jong-un de desenvolver um arsenal nuclear em paralelo ao desenvolvimento econômico, informou neste domingo (8, segunda-feira do horário local) a agência estatal KCNA.

A assembleia política, iniciada na sexta-feira, é considerada como a consagração do líder norte-coreano de 33 anos e confirmação de sua estratégia de "byungjin", um desenvolvimento paralelo da economia e dos programas nucleares

O congresso, que tecnicamente é o órgão máximo de decisão da Coreia do Norte, apoia a iniciativa de "impulsionar a força nuclear de autodefesa, tanto em qualidade como em quantidade", disse a KCNA.

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter