24/04/2016 09h39 - Atualizado em 24/04/2016 09h41

Obama descarta enviar tropas terrestres dos EUA à Síria

'Seria um erro enviar tropas para derrubar regime de Assad', disse Obama. Presidente dos EUA disse que situação da Síria é de enorme complexidade

Obama descarta enviar tropas terrestres dos EUA à Síria
Imagem Reprodução/Divulgação
Créditos: Matéria G1

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou a possibilidade de enviar tropas terrestres americanas à Síria. Obama disse que os esforços militares por si só não podem resolver os problemas do país, informou a BBC.

"Seria um erro para os Estados Unidos ou para a Grã-Bretanha ... enviar tropas terrestres e derrubar o regime de [ Bashar al- ] Assad ", disse ele à rede britânica.

O presidente norte-americano também disse que ele não achava que o Estado Islâmico seria derrotado em seus últimos nove meses de mandato.

Ainda de acordo com a BBC, Obama disse que os Estados Unidos podem "lentamente encolher o ambiente em que [os integrantes do Estado Islâmico] operam".

No Reino Unido para uma visita de três dias, o chefe de estado também afirmou que a situação da Síria era "de partir o coração" e "de enorme complexidade". "Eu não acho que existem soluções simples", completou Obama.

Obama reiteirou sua decisão dizendo que um envio de tropas não seria a solução para resolver os problemas de longo prazo na Síria. Ele acrescentou que a coalizão liderada pelos EUA continuará atacando o Estado Islâmico em lugares como Raqqa, e que para tentar isolar as partes do país irá ajudar a bloquear as partes do país que estão enviando combatentes estrangeiros para a Europa.

Mas para isso, o presidente dos EUA afirmou que a comunidade internacional teria de continuar a pressionar todas as partes, incluindo a Rússia, o Irã e os grupos de oposição moderada "para sentar -se à mesa e tentar intermediar uma transição". No entanto, Obama acrescentou que isto seja "difícil".

 

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter