06/06/2016 10h02 - Atualizado em 06/06/2016 15h32

Quanto você precisa se exercitar para queimar excessos do fim de semana?

Alimentos calóricos com baixa qualidade nutritiva podem sabotar processo de perda de peso ou ganho de massa magra. Aprenda a calcular como gastar o que consome

Quanto você precisa se exercitar para queimar excessos do fim de semana?
Fast food pode "anular" os efeitos do seu exercício físico, explicam especialistas (Foto: Getty Images)
Créditos: Matéria Globoesporte.com/EuAtleta

Engordar e emagrecer são contas matemáticas entre aquilo o que é consumido e o que é gasto. Quando ingerimos menos calorias e aumentamos o gasto calórico, o peso diminui. O exercício físico e a alimentação também são importantes para determinar a qualidade da perda e do ganho de massa, poupando os músculos e maximizando a redução da gordura corporal. 


No geral, há uma tendência em subestimar o valor calórico daquilo que consumimos e superestimar o gasto das atividades físicas que praticamos. Muitas vezes, essa diferença é justamente o que atrapalha o processo de emagrecimento ou de aumento da massa muscular. 

Mas como saber qual a quantidade de exercícios físicos necessária para queimar as calorias que ingerimos? Com a ajuda da nutricionista Cristiane Perroni e da endocrinologista Giulianna Pansera, o Eu Atleta fez uma lista do quanto você precisa se exercitar, seja correndo, pedalando, surfando, nadando, jogando vôlei ou tênis, para compensar aquilo que consumiu.  

Devemos lembrar que estes cálculos são apenas informações aproximadas. Para saber exatamente quanto cada indivíduo gasta durante a prática de uma atividade física, é necessário fazer um exame de calorimetria, que mede o gasto energético estimado através do VO2 consumido e do Vco2 excretado. Cada pessoa tem um metabolismo diferente segundo a capacidade cardiovascular, quantidade de gordura corporal, percentual de massa magra e idade, entre outros fatores.

EuAtleta Caloria x Queima_Batata-Frita (Foto: Eu Atleta | Arte Info)Para queimar 400g de batata frita, uma pessoa de 70kg precisa correr por 1h40 em velocidade moderada. Uma pessoa de 60kg teria que correr por 1h50 também em velocidade moderada.
EuAtleta Caloria x Queima_Hamburger (Foto: Eu Atleta | Arte )Para queimar um hambúrguer, uma pessoa de 70kg precisa pedalar na rua por 55 minutos em velocidade moderada. Uma pessoa de 60kg teria que pedalar por 1h05 também em velocidade moderada.

 

 

 

 

 

 

 

 

EuAtleta Caloria x Queima_Lasanha.jpg (Foto: Eu Atleta | Arte Info)Para queimar 300g de lasanha, uma pessoa de 70kg precisa precisa surfar por 2h30. Uma
pessoa de 60kg teria que surfar por 3h15.
EuAtleta Caloria x Queima_Bife Acebolado (Foto: Eu Atleta | Arte Info)Para queimar 600g de filé acebolado, uma pessoa de 70kg precisa jogar vôlei de praia por 2h50. Uma pessoa de 60kg teria que jogar vôlei por 3h20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EuAtleta - calorias caipirinha (Foto: Arte Eu Atleta)Para queimar 200ml de caipirinha de limão com açúcar, uma pessoa de 70kg precisa jogar tênis por 45 minutos. Uma pessoa de 60kg precisaria jogar o mesmo esporte por 50 minutos.
EuAtleta Caloria x Queima_Sandae de Chocolate (Foto: Eu Atleta | Arte Info)Para queimar um sundae de chocolate, uma pessoa de 70kg precisa nadar no mar por cerca de 30 minutos. Já uma pessoa de 60kg teria que nadar por pelo menos 40 minutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

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