10/05/2016 10h05 - Atualizado em 10/05/2016 14h00

Quer fazer sucesso com um livro? Mande para Bill Gates fazer a resenha

Blog de literatura mantido por cofundador da Microsoft impulsiona venda de livros lidos e comentados pelo bilionário

Quer fazer sucesso com um livro? Mande para Bill Gates fazer a resenha
BILL GATES: LIVROS LIDOS PELO BILIONÁRIO VÃO PARAR EM SEU BLOG (FOTO: JOHN KEATLY)
Créditos: Matéria GQ

Aprincipal atividade do bilionário norte-americano Bill Gates, cofundador da Microsoft, é, hoje, a organização filantrópica Bill & Melinda Gates Foundation. Mas, além de trabalhar para as causas humanitárias, Gates tem prestado um serviço à leitura, recomendando livros em seu blog, o Gates Notes, e inflando as vendas deles. O homem é um leitor voraz: devora, em média, 50 livros por ano. Na verdade é um pouco mais do que isso. Ele não passa uma semana sem fechar uma obra, e, às vezes, lê mais que um livro no espaço de sete dias. O que aparece no Gates Notes, passa a vender mais.


Os interesses do filantropo são bastante diversos. Ele foi pego apreciando a mais recente biografia do ex-presidente Richard Nixon, Being Nixon: A Man Divided, de Evan Thomas, justamente porque dá um pouco de cor à vida de um homem cuja aparência em preto e branco é sempre a de um escroque. Também criticou positivamente uma obra que trata do homem carnívoro, Should We Eat Meat? Evolution and Consequences of Modern Carnivory, de Vaclav Smil.

O livro de um cartunista sagaz, Randall Munroe, Thing Explainer: Complicated Stuff in Simple Words, ele adorou. E confessou não conseguir parar de ler o romance The Rosie Project, de Graeme Simsion. “Comecei às 11 da noite de um sábado e só fui parar às 3 da manhã do dia seguinte.”


Com Bill é assim, não tem crítica ruim. Ele não fala dos livros de que não gosta. Move-se apenas pelo entusiasmo. “Cada livro abre novas avenidas de conhecimento a explorar.” Se nossos bilionários lessem assim...

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter