06/05/2016 08h37 - Atualizado em 06/05/2016 09h12

Turismo rural e o “colhe e paga”

Quem gosta de turismo rural, pode participar de várias atividades na região de Brotas

Turismo rural e o “colhe e paga”
O goiabal do Sítio tem cerca de 2.300 pés
Créditos: Sonia Amaral/Atual Notícias

Por Adaias Sales

A cidade de Brotas é conhecida, pelas suas riquezas e belezas naturais preservadas e seus esportes radicais. No entanto, a região oferece outras atividades interessantes. Os proprietários do “Sítio Tamanduá” criaram uma nova modalidade para quem gosta da prática do turismo rural. Entre os meses de março e julho, meses de safra, quem visita o sítio, poderá participar da colheita de goiaba, é o “Colhe e Pague”.

Segundo Shofia Farsoni, a atividade é acompanhada por um monitor que passa aos visitantes informações, sobre o plantio, cuidado e a colheita da goiaba – a principal cultura do sítio, “O trabalho foi desenvolvido, por especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que fizeram um estudo e denominaram de o Rastro do Tamanduá”, diz.

Na história da cidade, os sítios têm sua importância social e o Tamanduá está inserido nesse contexto histórico. Por isso, como outros proprietários, o casal João Roberto e Shofia Farsoni abrem as portas do sítio para a prática do turismo rural.

O maior atrativo do local é a visitação ao goiabal com cerca de 2.300 pés. No entanto, fora do período da safra, João Roberto Farsoni, diz que o visitante terá muito para conhecer. “Além da poda da goiaba, poderão conhecer sobre o cafezal e realizar uma ampla visitação pelo sítio”.

É um programa excelente para escolas, faculdades e grupos da melhor idade. Após a caminhada dentro das cercanias dos 18 alqueires do sítio, o visitante poderá descansar à beira do lago, nas sombras das frondosas árvores do local como o Cedro e a Copaibeira.

E o melhor. Poderão provar dos deliciosos doces - especialidade do local – e suco de goiaba. Acompanhado pelos pães caseiros, manteiga, queijo, coalhada, polenta de milho verde, torta de verduras e ricota. O sítio oferece uma excelente estrutura, ideal para passar o dia com a família. O local atende cerca de 25 pessoas.

SÍTIO TAMANDUÁ

Turismo Rural, produção de goiaba para produção de doces artesanais.

Atividade: Durante a safra, realiza – se a colheita junto a um circuito de visitação do pomar, acompanhados por um monitor. Além do café rural com produção da terra.

Localização: SP 225 KM 124,5

Fone: (14) 3653 5656

Site: www.sitiotamanduabrotas.com.br

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter