23/03/2016 16h55 - Atualizado em 23/03/2016 17h09

Vem pra Cuba, vem: bares e restaurantes imperdíveis em Havana

Em tempos de abertura, Cuba vê seus atrativos turísticos crescerem com novos bares e restaurantes que fazem a viagem à ilha valer muito a pena

Vem pra Cuba, vem: bares e restaurantes imperdíveis em Havana
EL FLORIDITA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Créditos: Matéria GQ

Você pode ser adepto das camisetas com foto do Che ou das amarelinhas da seleção brasileira. Bater panela ou não. Se gosta de beber e comer, precisa ficar de olho: Cubadeve aparecer cada vez mais nos roteiros internacionais. Isso acontece não só pela recente aproximação com os Estados Unidos, mas também pelos eventos badalados que serão armados em torno da ilha (a Chanel, por exemplo, se prepara para desfilar uma coleção por lá em maio) e pela multiplicação de bares e restaurantes.


Apenas nos últimos dois anos foram 300 novas casas abertas por lá. Na lista de novidades estão lugares com chefs premiados. Entre os bares antigos, o conforto de tomar um daiquiri no mesmo local onde Hemingway batia ponto. Tudo envolto em um clima com cheiro de charutos e ares dos anos 40 (ok, parar no tempo tem a ver com o regime da ilha).

Veja uma lista de lugares de você deve conhecer:

Otramanera

O restaurante Otramanera (Foto: Divulgação)

A fórmula por trás deste restaurante não poderia ser melhor: de um lado, o senso estético de uma das sócias, formada na Escola de Arte Contemporânea de Madri; do outro, um sommelier que já trabalhou nos premiados El Celler de Can Roca e El Bulli. O resultado é um lugar contemporâneo repleto de obras de arte que ofere pratos mediterrâneos com os sabores do Caribe e colocam o endereço no topo da lista dos antenados em Havana.

Bar Galeria

Varanda do Hotel Nacional de Cuba, prédio do Bar Galeria (Foto: Divulgação)

Localizado no pátio do Hotel Nacional, um dos hotéis mais tradicionais de Havana e por onde passaram Frank SinatraWalt Disney e Ava Gardner, este bar mantém suas portas abertas aos turistas até as últimas horas do dia, mesmo que você não seja um dos hóspedes. Com vista para a orla de Malecón, a mais famosa da ilha, a casa oferece drinks para todos os gostos em suas mesas de madeira e poltronas de vime cheias de charme.

El Floridita

No centro da Cidade Antiga de Havana, este bar de estilo clássico cubano aberto em 1817 foi um dos pontos favoritos de Ernest Hemingway. O forte do lugar são os mariscos e os daiquiris - drink que já rendeu prêmios internacionais à casa. A decoração estilo anos 1950 é um charme à parte, em sintonia com os barmen vestidos de vermelho.

Le Chansonnier

O Le Chansonnier (Foto: Divulgação)

Reaberto em 2011 sob a tutela do chef Hector Higueras, o Le Chansonnier está localizado em uma casa de estilo francês de 1890 que é combinado com uma decoração contemporânea sofisticada. Com vários ambientes e um bar, a casa tem um menu vasto que conquistou os descolados de Havana com seus pratos com ervas e frutos do mar inspirados, é claro, em receitas da culinária da França. Um lugar elegante, para aproveitar sem pressa.

Cabaret Tropicana

Cabaret Tropicana (Foto: Reprodução/Flickr Christopher Lancaster)

Aberto em 1939, o Tropicana é um dos cabarés latinos mais famosos de todos os tempos. Os shows grandiosos continuam com tudo por lá com suas Deusas da Carne (nome dado às dançarinas da casa) e são um dos programas culturais imperdíveis da cidade para se ver acompanhado de um drink refrescante - afinal, a temperatura com certeza irá subir por lá.

Bodeguita del Medio

A Bodeguita del Medio (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Outro dos lugares frequentados por Hemingway em Havana, este bar oferece mojitos tão famosos quanto os daiquiris do El Floridita. Um verdadeiro ponto turístico no centro da capital, o lugar mantém o estilo da década de 1940 e oferece, além dos drinks, charutos cubanos e entretenimento com bandas e grupos de rua que se juntam em frente à Bodeguita.

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter