26/03/2016 11h19 - Atualizado em 26/03/2016 11h22

Whey protein 'bomba' ovo de Páscoa para turma da academia; veja receita

Mesmo sendo saudável é preciso comer com moderação, diz nutricionista. Confira abaixo a lista de ingredientes e faça a iguaria fitness em casa

Whey protein 'bomba' ovo de Páscoa para turma da academia; veja receita
Ovo de Páscoa fitness leva chocolate 70% cacau, Whey protein e frutas (Foto: Júlia Groppo)
Créditos: Matéria G1

Ovos de chocolate ao leite, branco, amargo ou de colher. Diante de tantas opções é difícil para quem malha todos os dias passar pelo período de Páscoa sem cair em tentação. Mas, se você é do tipo que não abre mão da rotina fitness, uma solução para comer sem culpa é escolher uma iguaria à base de whey protein, que é um suplemento alimentar feito com a proteína retirada do soro do leite. [Confira receita abaixo]

A gerente Fernanda Cunha conta que prefere o ovo fitness para poder comer mais chocolate e não sentir tanta culpa. "Eu só compro esse porque a gente come sem culpa. Pra mim é uma alternativa mais saudável. Eu gosto muito de chocolate e estou eliminando o açúcar e esse ovo me proporciona o doce sem tirar totalmente. Me ajuda muito, une o útil ao agradável", explica.

Eu só compro esse porque a gente come sem culpa"
Fernanda Cunha, gerente

Mercado fitness
A procura esse tipo de ovo fez a empresária e nutricionista Nádia Farhat, que tem uma empresa de marmitas saudáveis, passar a oferecer também este tipo de produto. Ela conta que a procura pelos ovos fitness é grande, apesar de ter sido menor em 2016, quando comparado com o ano passado.

Mais saudável?
Segundo a nutricionista Daniela Oliveira Magro, o uso do chocolate 70% cacau ao invés do ao leite e do whey protein torna o ovo fitness mais saudável. "A receita acaba sendo perfeita, porque você usa o chocolate amargo, que tem menos gordura e menos açúcar, associa com o whey e cobre com frutas", destaca.

Professor e confeiteiro Marcelo Bergwerk ensina receita de ovo de Páscoa fitness  (Foto: Júlia Groppo)Professor e confeiteiro Marcelo Bergwerk ensina
receita de ovo fitness (Foto: Júlia Groppo)

Receita  de Ovo Fitness de Colher
Gostou da ideia? Quer fazer em casa? Confira abaixo a receita de ovo de Páscoa com whey protein, chocolate 70% cacau e frutas elaborada pelo professor da Universidade São Francisco (USF) e confeiteiro Marcelo Bergwerk .

Ingredientes
- 2 cascas de ovo de chocolate 70% cacau (você pode comprar da marca que preferir)
- 200g de chocolate 70% cacau picado ou em gotas
- 250ml de leite desnatado
- 20ml de óleo de coco
- 60g de xarope de agave (pode ser substituído por mel)
- 50g de leite em pó desnatado
- 60g de whey protein sabor chocolate ou baunilha

Modo de preparo
- Separe as cascas de chocolate 70% cacau
- Aqueça o leite desnatado por cerca de um minuto
- Una o leite desnatado quente com o whey protein, o leite em pó desnatado, o xarope de agave e o leite de coco
- Para bater, use um mixer ou um liquidificador até a mistura ficar homogênea.

Ingredientes necessários: leite desnatado, whey protein, leite em pó, agave e leite coco  (Foto: Júlia Groppo )Ingredientes necessários: leite desnatado, whey protein, leite em pó, agave e leite coco (Foto: Júlia Groppo)

- Para fazer ganache, derreta o chocolate picado ou em gotas em banho maria

Para preparar a ganhache, é necessário derreter o chocolate 70% cacau em banho maria (Foto: Júlia Groppo)Para preparar ganhache, é necessário derreter o chocolate 70% cacau em banho maria (Foto: Júlia Groppo)

- Una o ganache de chocolate 70% cacau com o recheio feito no mixer ainda quente. Caso necessário, acrescente mais leite para o chocolate ficar mais cremoso

Para preparar a ganhache, é necessário derreter o chocolate 70% cacau em banho maria  (Foto: Júlia Groppo)Para preparar a ganhache, é necessário derreter o chocolate 70% cacau em banho maria (Foto: Júlia Groppo)
Para decorar foram usadas framboesas, mirtilo, castanhas e morangos  (Foto: Júlia Groppo)Para decorar foram usadas framboesas, mirtilo,
castanhas e morangos (Foto: Júlia Groppo)

Para decorar
Já a decoração do ovo pode ser feita da forma que a pessoa preferir, desde que o recheio já esteja frio, para não derreter a casca do ovo. Na opção mostrada nas fotos, o confeiteiro utilizou os seguintes ingredientes:

- Castanhas variadas (nozes, pistache, amêndoas, amendoim, coco, avelã)
- Frutas vermelhas (framboesa, morango, amora e mirtilo)

Segundo o professor, a substituição de ingredientes saudáveis pelos convencionais é o grande segredo da receita. O uso do leite desnatado, do whey protein e da agave são alguns dos exemplos utilizados, além das frutas. Ele ainda afirma que o uso do chocolate 70% cacau diminui a quantidade de gordura ingerida.

Calorias
No entanto, a nutricionista salienta que o óleo de coco é um ingrediente dispensável na receita. “O óleo de coco só deve ser usado por pessoas com síndrome de intestino curto. Se você usar a longo prazo, como está na moda agora, pode aumentar o risco de colesterol e de doenças cardiovasculares”, revela.

O óleo de coco só deve ser usado por pessoas com síndrome de intestino curto. Se você usar a longo prazo, como está na moda agora, pode aumentar o risco de colesterol e de doenças cardiovasculares"
Daniela Oliveira Magro, nutricionista

Em relação as calorias da receita acima, Daniela afirma que considerando a casca de ovo 70% cacau de 250 gramas, o valor total aproximado de uma porção recheada seria de 304 calorias.

Para perder essas calorias, seria necessário para uma pessoa de 70 kg pedalar moderadamente por 1 hora; correr/trotar por 30 minutos ou nadar 45 minutos; por exemplo.

Por isso, a nutricionista salienta que mesmo sendo mais saudável, é preciso comer com moderação. "Não é porque é uma proposta saudável que a pessoa pode comer o ovo todo num dia", finaliza.

Para decorar podem ser usadas frutas do gosto de cada um  (Foto: Júlia Groppo)Para decorar podem ser usadas frutas do gosto de cada um (Foto: Júlia Groppo)
Voltar para o topo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA Facebook Twitter